MTEC Energia

Conheça a nova carteira do CREA

A partir de 1º de dezembro, Creas poderão disponibilizar documento de identificação digital, atendendo a um antigo pedido dos profissionais da área


Novas carteiras profissionais terão recursos digitais incorporados, facilmente acessíveis junto ao site do Confea e possibilitando armazenar os dados profissionais do usuário. “É o Sistema no século XXI. Vamos mudar de um documento de identidade de papel para um documento de alta tecnologia. Esta será a única carteira de ‘smart card’ com foto colorida e QR Code, por meio do qual será possível acessar os dados profissionais a partir de um celular”, explica o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. “Essa é uma conquista dos profissionais do Sistema, que há anos pediam um documento de identificação que traria não apenas modernidade, assim como segurança e agilidade”, completa.


Os colaboradores dos departamentos de TI dos CREAs participaram do treinamento com as empresas fornecedoras dos cartões e microchips do novo documento.

A nova carteira do CREA terá o uso de tintas especiais que impedem cópias, além de informações em ultravioleta, QR Code e ainda um Chip PKI, que prepara para a inserção de certificados digitais no cartão, a famosa assinatura digital, que dependerá ainda da contratação de uma certificadora, por parte do profissional.



O uso do código de barras bidimensionais (QR Code) permite a transposição do cadastro profissional para placas e outros suportes, além da leitura de dados por tablets e smartphones. Por sua vez, ele também faz a ligação com o site do Confea, difundindo muito mais as informações dos profissionais regularizados, inclusive para a segurança da sociedade.

Ainda quanto ao QR Code, ele terá também a função de validar a carteira profissional, informando seu status: ativo, bloqueado, cancelado e suspenso. “Ela vai mostrar uma página com as informações básicas do profissional: nome, local do visto, Crea de registro, títulos do profissional e situação da carteira profissional”.

Fonte: CONFEA
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem