MTEC Energia

Mesmo lentamente, energia solar avança no RS

Supermercado Niederauer resolveu investir em painéis fotovoltaicos


Sistema instalado no telhado de um dos imóveis da rede tem potência de 43,42 kWp
Foto: Sonnen Energia / Divulgação

A essa altura, quem acompanha a coluna sabe da inconformidade com o atraso na adoção da energia solar no Brasil. Mas o paradoxo de um dos países com maior insolação do mundo começa a ser desafiado pela lógica econômica.

Uma rede de supermercados gaúcha de Santana do Livramento fez as contas e percebeu que o custo com energia elétrica é sua segunda maior fonte de despesa, só atrás da folha de pagamento. Com o diagnóstico na mão, a decisão de investir ficou mais fácil.

A primeira das lojas do Supermercado Niederauer está pronta para gerar sua própria energia em painéis fotovoltaicos. O sistema instalado no telhado de um dos imóveis da rede tem potência de 43,42 kWp, com 168 painéis solares, e vai gerar média de 5.177 quilowatts hora mês, suprindo todo o consumo.

O empreendimento planeja replicar a iniciativa em outras unidades ao longo do ano, com assessoria da Sonnen Energia, empresa incubada na Agência de Inovação e de Transferência de Tecnologia (Agittec) da Universidade Federal de Santa Maria.

Fonte: ZH
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem