Segurança Elétrica



Segundo leis nacionais como CDC – Código de Defesa do Consumidor e NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, as instalações elétricas de baixa tensão em edificações residenciais, comerciais e industriais devem ser padronizadas seguindo a Norma NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Estas leis visam garantir a qualidade, a segurança da instalação elétrica e de seus usuários tornando-a confiável.

Para atingir este nível de confiabilidade, a instalação elétrica deve obedecer aos preceitos da NBR 5410 desde sua concepção, projeto e eventuais reformas ou ampliações. A norma descreve em seu capítulo VII, “Verificação Final”, os procedimentos para inspeção (visual e execução de ensaios) a fim de verificar conformidade com suas e prescrições.

O Certificado de Inspeção é o documento que comprova que a instalação elétrica foi submetida à uma observação criteriosa. Ele deve ser emitido por profissional habilitado e qualificado, que será responsável pela verificação de toda a instalação.

Além disso, em abril de 2014, entrou em vigor a NBR 16280:2014 que é a norma das reformas. A aprovação (ou não) do Síndico deverá ser atestada por LAUDO TÉCNICO emitido por profissional habilitado, técnico, engenheiro ou arquiteto.

Tenho trabalhado com instalações elétricas nos mais variados ambientes: residenciais, comerciais e industriais. E para que se tenha o melhor desempenho e segurança é fundamental a existência de aterramento. 

Com larga experiência em condomínios, projeto e faço manutenção de sistemas de emergência, alarmes, cerca eletrificada, CFTV e aterramento. Tendo em vista a atualização para o novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, que passou a valer a partir de 1° de janeiro de 2010, muito já se fez em termos de reforma e conservação das instalações elétricas. Mas ainda há muito por fazer. Sempre visando a segurança da edificação e seus usuários.

» Saiba mais